O que determina a veiculação de uma notícia pelos órgãos de comunicação é o seu interesse jornalístico, ou seja, o grau de novidade e de importância contida na informação. Lançamentos de produtos, início de uma nova atividade comercial/industrial, eventos, congressos, seminários, cursos, resultados econômico-financeiros expressivos, desenvolvimento de tecnologia, joint ventures, fusões e aquisições, entre outros fatos, são temas que interessam ao público e, naturalmente, podem ser incluídos na pauta dos veículos de comunicação.
A mensagem deve ser resumida, evitando-se adjetivações que proporcionem conotações meramente comerciais. Afinal, não se trata de matéria paga ou publicidade, e sim informação destinada à área editorial dos veículos. O espaço editorial é ocupado por textos jornalísticos que podem citar as atividades da empresa sem ter, entretanto, nenhum vínculo comercial com essa empresa.
A Assessoria de Imprensa deve atuar em sintonia com as áreas de Propaganda, Relações Públicas e Marketing, conjugando esforços. Praticamente todas as divisões e departamentos de uma empresa podem gerar fatos (eventos, campanhas, lançamentos, etc.) que poderão ser noticiados.
Outra importante função da Assessoria de Imprensa é dar suporte e reforço a campanhas publicitárias, institucionais e planos de Relações Públicas.