Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa consolida a imagem
institucional de empresas e entidades representativas
 
 
A Assessoria de Imprensa estreita os laços entre a fonte de informação (que pode ser uma empresa, um sindicato ou uma associação) e os veículos de comunicação. É um instrumento de Relações Públicas e Marketing, que contribui para o fortalecimento da imagem institucional da empresa, veiculando informações de caráter jornalístico de interesse para a comunidade em geral ou para públicos especializados. Os meios de comunicação têm um compromisso com a qualidade da informação que oferecem ao público e seguem uma linha editorial definida, que orienta os critérios adotados por seus editores.

Por esta razão, a divulgação de informações no espaço editorial/jornalístico de jornais, revistas e emissoras de rádio e TV, sob variadas formas (reportagens, entrevistas, notas, etc.), traz vários benefícios à imagem corporativa. Nesse espaço, mais que exposição, fatores como credibilidade e prestígio podem ser agregados a produtos, serviços, conceitos e marcas.

Conheça a diferença entre assessoria e espaço publicitário
 
 
Assessoria de Imprensa Publicidade
Atividade de meio.
Atividade de resultado.
Busca a inserção de notícias no espaço editorial dos veículos, de variadas formas. A conquista deste espaço não resulta de pagamento e/ou compra de espaço.
A empresa compra espaço publicitário para a inserção de seus anúncios, que são produzidos por Agências de Publicidade.
O jornalista determina o espaço, destaque, tratamento editorial e o momento em que a matéria será veiculada.
Espaço, destaque, editoria ou seção, data e o conteúdo da mensagem publicitária são determinados pela empresa ao adquirir o espaço.
A empresa/instituição atua como fonte de informação, ou seja, fornece as informações, mas não controla o resultado ou a forma final do texto.
A empresa ou entidade define todas as etapas do processo, da criação até a veiculação da mensagem, determinando (aprovando, vetando, etc.) o conteúdo e a forma final.
Características das informações: interesse público e jornalístico.
Características da mensagem: apelo publicitário e ênfase para a persuasão.
Vantagem: credibilidade
Divulgação publicitária
Você e sua empresa também podem virar notícia
 
 
O que determina a veiculação de uma notícia pelos órgãos de comunicação é o seu interesse jornalístico, ou seja, o grau de novidade e de importância contida na informação. Lançamentos de produtos, início de uma nova atividade comercial/industrial, eventos, congressos, seminários, cursos, resultados econômico-financeiros expressivos, desenvolvimento de tecnologia, joint ventures, fusões e aquisições, entre outros fatos, são temas que interessam ao público e, naturalmente, podem ser incluídos na pauta dos veículos de comunicação.

A mensagem deve ser resumida, evitando-se adjetivações que proporcionem conotações meramente comerciais. Afinal, não se trata de matéria paga ou publicidade, e sim informação destinada à área editorial dos veículos. O espaço editorial é ocupado por textos jornalísticos que podem citar as atividades da empresa sem ter, entretanto, nenhum vínculo comercial com essa empresa.

A Assessoria de Imprensa deve atuar em sintonia com as áreas de Propaganda, Relações Públicas e Marketing, conjugando esforços. Praticamente todas as divisões e departamentos de uma empresa podem gerar fatos (eventos, campanhas, lançamentos, etc.) que poderão ser noticiados.

Outra importante função da Assessoria de Imprensa é dar suporte e reforço a campanhas publicitárias, institucionais e planos de Relações Públicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: