Doutorado: Quando e porque ter esse título?

Com tantos caminhos para pós-graduação — como MBA, cursos de especialização, mestrado e doutorado —, fica difícil saber qual opção escolher. Especialmente porque continuar os estudos depois da faculdade por esses meios demanda algum investimento em tempo ou dinheiro, geralmente os dois.

Parece complicado, não é? Mas calma! No post de hoje vamos falar sobre um desses caminhos, o doutorado, explicando seu funcionamento, em quais situações ele é vantajoso e quais são os benefícios que ele traz para quem o conclui.

Interessado? Continue conosco e boa leitura!

Como funciona um doutorado?

O doutorado é um grau acadêmico dado pela universidade a aqueles que demonstram a capacidade de desenvolver novo conhecimento científico.

Enquanto no mestrado o estudante tem contato com os principais caminhos teóricos e a produção intelectual, no doutorado ele vai se dedicar ao trabalho de criar conhecimento e adicionar novas descobertas ao que é discutido na academia.

Quanto tempo dura?

A duração de um doutorado é de 4 a 5 anos, com uma carga horária de aulas bem reduzida, já que a maior parte do trabalho é realizar as leituras necessárias em casa, pesquisar e escrever a tese.

Como entrar para o doutorado?

Para entrar para o doutorado, o aluno precisa apresentar tese original já no início do desenvolvimento e o apoio de um orientador, ter ótimas habilidades em pesquisa e um currículo acadêmico excelente, demonstrando comprometimento e interesse na área estudada.

Além disso, é comum a aplicação de uma prova para testar o domínio dos conceitos teóricos da área em que o aspirante tem interesse. Não é necessário mestrado, há raros casos de pessoas que foram direto para o doutorado, mas ter mais essa experiência conta muito para o currículo.

O último requisito é o domínio em, pelo menos, dois idiomas, sendo comprovados por prova ou certificados.

Quando fazer um doutorado?

Para descobrir se o doutorado é a escolha certa para você, continue lendo, vamos listar em quais situações esse caminho é o indicado neste tópico. Acompanhe!

Interesse aprofundado por um assunto

Se você já fez um mestrado sobre determinado assunto e quer criar algo ainda não explorado nesse campo, é um ótimo sinal de que o doutorado é o caminho natural para a sua carreira.

Pode ser também que você queira lançar outra perspectiva sobre o seu objeto de pesquisa, e aí o doutorado em outra área é uma ótima opção.

O importante é que você tenha interesse em pesquisar e ler sobre um mesmo assunto por quatro anos, e que tenha uma ideia para contribuir com o fazer científico, além de muita determinação e foco.

Aspirações de carreira

Muitos cargos exigem doutorado para serem preenchidos e, se sua meta de carreira precisa de um doutorado para ser atingida, você terá a motivação necessária para concluir a especialização e esse caminho será uma boa oportunidade para você alcançar seus objetivos.

Vontade de lecionar

Se você quiser ensinar para graduandos, o doutorado é um bom passo, principalmente porque as universidades precisam de um determinado número de doutores em seu quadro docente.

Além disso, essa especialização abrirá portas nessa área, sendo mais fácil para você conseguir se sobressair nos processos seletivos de professores universitários para universidades públicas e privadas.

Aptidão para a ciência

Caso o seu sonho seja trabalhar como cientista e pesquisador, o doutorado também é para você, pois é lá que você poderá desenvolver seu pensamento científico e aprender como, efetivamente, produzir conhecimento de maneira independente.

Sem contar que, na maioria das universidades, você terá acesso aos equipamentos, recursos e técnicas que não encontraria fora delas, podendo levar o seu trabalho para um laboratório.

Por que fazer um doutorado?

Embora seja trabalhoso e exija anos de dedicação, fazer um doutorado apresenta muitas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Confira, a seguir, por que dar esse passo!

Melhorar seu domínio de idiomas

Ao ter contato com textos em outros idiomas recorrentemente, você melhora seu vocabulário além de ativar o que já foi aprendido no seu cérebro, fazendo com que suas capacidades linguísticas estejam em constante evolução.

Desenvolver o pensamento crítico

O doutorado, assim como o mestrado e até mesmo a graduação, tem o poder de expandir horizontes, estimular o pensamento crítico e abrir novas perspectivas. Isso desenvolve indivíduos mais analíticos e com maior poder de compreensão do mundo.

Criar um diferencial no currículo

Com um acesso cada vez mais facilitado, a graduação já deixou de ser um diferencial para tornar-se item obrigatório em um currículo. Para realmente se destacar no mercado, o profissional precisa especializar-se, e um doutorado carrega uma vantagem competitiva de peso.

Os dados não mentem: a taxa de empregabilidade entre os brasileiros que possuem doutorado é de 75,5%, uma das maiores do país.

Abrir novas possibilidades de carreira

Se você quer mudar sua profissão ou área de atuação, o doutorado pode ser de grande ajuda, pois vai te dar a oportunidade não só de lecionar, mas de até exercer outras práticas profissionais relacionadas ao seu objeto de estudo.

Aumentar a remuneração

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, fazer um doutorado pode aumentar em até seis vezes a remuneração de um profissional.

Networking

O doutorado é um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento, sendo ideal para encontrar profissionais de renome no mercado e gente relevante na sua área de atuação. Dessa maneira, você poderá incrementar seu networking não só com seus colegas, mas com seus professores e monitores.

Oportunidades de intercâmbio

Muitas universidades públicas oferecem incentivos para seus doutorandos complementem sua tese em instituições no exterior. São as chamadas “bolsa sanduíche”. Ou seja, além de conseguir o visto necessário para morar fora do país por um tempo, um sonho para muitas pessoas, você ainda receberá pela sua pesquisa.

Esse tipo de pós-graduação apresenta muitas oportunidades e, neste post, você viu as principais vantagens dessa especialização e quais são os requisitos necessários para dar esse passo na carreira.

Fonte.: @Comunidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: